June 01, 2022

4 razões pelas quais um Data Room no Buy-side É Uma Boa Opção

Por Anthony Scudieri, Gerente de Marketing de Produto

Durante anos, players tinham que trabalhar com data rooms montados por vendedores, que muitas vezes eram inexperientes. Em resposta, começaram a executar seus processos de buy-side em seus próprios data rooms, o que não é exatamente o ideal. Para resolver este problema, lançamos o Datasite Acquire em 2021, a primeira plataforma de M&A do mundo dedicada ao buy-side. E é claro que ter sua própria plataforma é importante para os players de M&A no buy-side: empresas de todas as formas, tamanhos e setores estão mudando, de corporações de mineração de médio porte para empresas globais de private equity de grande porte. Por quê? Continue lendo.

1. Economia de tempo
Em M&A, tempo é mais do que dinheiro. Economizar apenas um único dia pode significar conquistar uma nova oportunidade. De acordo com uma pesquisa da Datasite em mais de cem deals, os compradores concluíram seus processos de revisão 22 dias mais rápido, em média. Em outras palavras, as transações levam um terço menos tempo, já que os clientes relataram uma economia de tempo de cerca de 30% por transação usando o Datasite Acquire. As maiores eficiências vêm de:

  • Consolidação de todos os checklists no data room, de modo que haja uma única ‘fonte de verdade’
  • Suporte especializado em configurações, templates e treinamento
  • Atualizações em tempo real sobre o fluxo de trabalho
  • Execução de mais de um deal na plataforma

Os clientes também concluíram mais de mil projetos utilizando o Acquire, o que corresponde a 2,5 transações por cliente. Em outras palavras, já é padrão que os compradores executem mais de uma transação nesta plataforma - e alguns executam muitos mais. Com as aquisições de tuck-in e roll-ups cada vez mais importantes para o private equity, além de  conjuntos de ferramentas corporativas, ser capaz de replicar um processo de sucesso sem esforço representa ganhar legiões de fãs. 

2. Rastreadores, não checklists
O fim da proliferação de planilhas deve ser um dos maiores destaques do Datasite Acquire. Em vez de possuir checklists externas com muitas atualizações, há um conjunto deles integrados no data room. E com o painel de rastreamento, você sabe exatamente o que foi feito e o que precisa ser realizado, em tempo real. 

No ano passado, mais de 2.000 rastreadores foram criados, eliminando problemas e desculpas sobre o controle de versões e-mails perdidos. Os rastreadores são responsáveis por uma grande parte desses 22 dias economizados. 

Entretanto, talvez mais importante do que a economia de tempo,  clientes relataram que o fluxo de trabalho consolidado diminui a tensão no relacionamento durante o processo de due diligence.

3. Conclusões integradas
As descobertas de due diligence de sua equipe de revisão se perde nos emails ou na tradução? Corrigimos isso equipando o Datasite Acquire com um template de conclusões. Ele obriga as equipes de revisão a fornecer respostas de forma concisa e padronizada e, portanto, traz à tona os problemas antes que um deal avance demais. 

Este conjunto de características conta um número  de seguidores apaixonados. Por exemplo: durante um roll-up, um cliente de serviços de saúde de médio porte identificou que uma companhia de seguros era incompatível. Portanto, ele desistiu do negócio antes de desperdiçar mais tempo e recursos.

4. Muitos tipos de acordos, uma plataforma
Nossos clientes são os que melhor sabem. Estamos constantemente monitorando como nossa plataforma é utilizada em deals reais, e no ano passado o Datasite Acquire foi utilizado em mais de 10 tipos diferentes de transações. Após a aquisição, os usos mais populares foram para IPOs e auditorias, e com razão.

Os IPOs envolvem extensos checklists, para os quais o recurso de rastreadores é a solução perfeita. As auditorias requerem comunicação ágil e simplificada tanto internamente quanto com seu auditor, de modo que características como comentários de documentos e links diretos para materiais, subjacentes valem seu peso em ouro. 

E ainda é cedo. À medida que as aplicações potenciais do Datasite Acquire continuarem a crescer, estaremos lá para apoiá-lo e otimizá-lo para que as equipes de buy-side possam atingir seus objetivos.

Veja em Ação

Para experimentar o Datasite Acquire ou outros recursos e produtos relacionados, entre em contato com o seu representante e solicite uma demonstração personalizada.

Entrar em contato

Datasite Acquire

Assuma o controle do seu processo com o Datasite Acquire, a primeira plataforma de gerenciamento de negócios projetada apenas para você. Crie um processo centralizado e repetível a partir do conforto do seu próprio VDR

Obter Brochura

Pronto para Iniciar?

Você pode gostar:

Datasite Forecaster - Perspectivas Globais - Novembro

Confira o Forecaster deste mês, com a atualização dos rumos do mercado de M&A, com base na atividade global agregada e anonimizada na plataforma da Datasite.

907954412
Gerenciando a complexidade em M&A orientados por tecnologia

M&A é notoriamente o equilíbrio entre velocidade e detalhamento. À medida que os negociadores buscam o equilíbrio perfeito, que vantagem novas tecnologias podem oferecer? Descubra em 3 de novembro, no webinar da Harvard Business Review Analytic Services patrocinado pela Datasite.

Lawyers using a data room
TTR LATAM – Relatório Outubro 2022

A realização de deals caiu 13% em volume e 38% em valor agregado na América Latina em outubro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. O Brasil liderou a região tanto em volume quanto em valor agregado no acumulado do ano, seguido pelo México e pelo Chile em ambos os aspectos. Nosso relatório oferece uma cobertura completa dos setores em maior consolidação na região, bem como as transações cross-border de destaque.

637869364